quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O que significa ser líder?

Muito se fala actualmente de líderes e de liderança, quem são os líderes de referência, quem são os bons, ou os maus exemplos de liderança. Mas o que significa ser líder, que responsabilidades acarreta, o que se espera de um líder? No campo desportivo, na política, nas empresas e até em família a liderança (ou a falta dela) está sempre presente e repercute-se sempre nos resultados atingidos. Um líder terá que trabalhar através dos outros, estabelecer uma rede de conhecimentos, cultivar relacionamentos e desenvolver uma perspectiva estratégica para com aqueles que lidera, tem em resumo que desempenhar múltiplos papéis. Enquanto os membros de um grupo de trabalho são responsáveis pelo desempenho de tarefas especificas, tem que confiar nas suas competências para atingirem os objectivos traçados e tem que ser especialistas naquilo que fazem, um líder deve gerir pessoas e processos, confiar nos outros e nas suas capacidades, tendo que dispor de um elevado grau de compreensão, capacidade de comunicação, principalmente saber ouvir, motivar e influenciar os membros da sua equipa e todos os que o rodeiam. O estabelecimento de fortes laços de confiança com os elementos da equipa favorece a comunicação e levam a um elevado grau de confiança, dos membros da equipa para com o seu líder e reciprocamente dos líderes nas suas equipas. O relacionamento com outros líderes de equipas com quem a sua interage irá facilitar e beneficiar a organização no seu todo. Com os seus superiores o líder deve ter um relacionamento positivo e deve ser o iniciador da discussão, mostrando compromisso para com a sua equipa e para com a estratégia da organização. Para que possa ter uma perspectiva estratégica da organização, o líder tem que estar a par da “big Picture”, ou seja tem que ter uma visão alargada e abrangente, esta visão deve ser a longo prazo e apontar claramente para o futuro. Operacionalmente terá que gerir a “agenda” da sua equipa de trabalho e garantir que as pessoas se focalizam no que é mais importante e não só no que lhes parece mais urgente. De uma importância fundamental é a capacidade que o líder tem que ter de harmonizar as expectativas que a organização tem relativamente aos colaboradores, mas também as que estes têm relativamente àquela, bem como as necessidades de desenvolvimento pessoal de cada um que devem ser valorizadas para que se possa trazer ao de cima o que de melhor há em cada um. Para que possa abarcar todas estas características, o líder tem que desempenhar vários papeis, como sejam o de liderar pelo exemplo, sendo o primeiro a inovar e a traçar objectivos ambiciosos. Tem que delegar, coordenando e desenvolvendo as capacidade de cada um e as suas, e finalmente tem que ter um papel de guia, motivando permanentemente e mantendo os canais de comunicação abertos para com os seus elementos e todos os que fazem parte do sistema organizacional. Liderar significa actuar no sentido de despertar, comprometer e satisfazer os motivos dos seguidores – num ambiente de conflito, competição e principalmente de mudança – que resulta em que esses seguidores possam agir em direcção aos objectivos tendo como fim a visão comum.

Por: Bernardo Nunes
Responsável da Empresa de Consultoria BNAN - Serviços Gerais de Gestão, Lda
bernardo.nunes@bnan.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente conteúdo. JN

Anónimo disse...

Concordo também que é um excelente conteúdo. A liderança é de facto a chave para o sucesso de qualquer equipa de trabalho. E para isso não basta ser líder - é necessário saber sê-lo. Parabéns Bernardo Nunes e continue.
MJN